CONVERSA SOBRE PINTURA – UM PASSEIO COM MANOEL VEIGA


curso online



Sobre o curso

A partir do ponto de vista muito particular de quem faz e vive arte há quase 30 anos, você vai entender um pouco sobre o panorama visual tão diverso que vivemos hoje. Será uma conversa sobre pintura, onde passearemos pela sua história através de artistas/períodos-chave, num sobrevoo que começa no pré-renascimento e segue até o contemporâneo. Um bate-papo a partir das trajetórias dos artistas e questões importantes de cada período, além de como isso influenciou o fazer artístico. Um curso sem pré-requisitos, só a vontade de mergulhar em mundos e poéticas diversas.

As aulas serão gravadas, assim se alguém perder alguma, pode assistir depois, quando quiser.


São 3 módulos com 4 aulas cada um, totalizando 12 encontros online com duração de 2 horas.

Toda terça-feira, das 19h30 às 21h30


INÍCIO: 15 de setembro

TÉRMINO: 01 de dezembro


Os inscritos ganham um presente especial, podendo escolher entre o livro “Manoel Veiga” (capa dura, 208 páginas, português/inglês, Editora Dardo, 2017) e o livro “Matéria escura” (capa dura, 176 páginas, português/inglês, Barléu Edições, 2019)



   

Vagas limitadas


Valor:

- R$ 830,00 no cartão (à vista ou parcelado sem juros em até 04 vezes).
- R$ 800,00 no boleto.




(Pelo PicPay)



(Pelo Mercado Pago)
   



Para concluir a inscrição, após o pagamento nos envie uma mensagem. Também nos escreva se essas formas de pagamento acima não forem satisfatórias ou tiver alguma dúvida:


︎





Escolhi artistas fundamentais para entendermos como as questões importantes de cada período (econômicas, sociais, religiosas) influenciaram a sua prática artística, moldando o resultado visual gerado por cada um. Um pouquinho de técnica e seus porquês. Curiosidades de cada época e das trajetórias dos artistas. Vamos ver como artistas importantes de séculos atrás ainda influenciam outros até hoje.


Módulo 1: a incrível passagem da idade média para o renascimento, chegando até o barroco.

-Fra Angelico
-Ticiano
-Caravaggio
-Velázquez

Módulo 2: a virada do século XIX na europa, que contou com a influência das gravuras japonesas e início do modernismo.

-Influência oriental na europa do séc XIX
-Manet
-Mondrian
-Matisse x Picasso

Módulo 3: desenvolvimentos da pintura na segunda metade do século XX nos EUA (Nova Iorque e California) e na europa (Alemanha).

-Willem De Kooning
-Richard Diebenkorn
-Gerhard Richter
-Sigmar Polke



Alguma dúvida? Escreva:


︎




Sobre o artista

Artista visual, trabalha principalmente com pintura e fotografia. Seu trabalho estabelece um diálogo entre arte e ciência, com ênfase nas relações entre espaço e tempo e suas representações nos dois campos. Formou-se em Engenharia Eletrônica e trabalhou em fábrica até dedicar-se às artes plásticas em 1994. Frequentou a Escolinha de Arte do Recife e recebeu orientação de Gil Vicente. Estudou na Escola de Belas-Artes e na Escola do Louvre em Paris, França, em 1997. Mudou-se para São Paulo e estudou com Rodrigo Naves, Leon Kossovitch, Carlos Fajardo e Nuno Ramos. Recebeu bolsa da Fondation Thénot (França, 2005), Prêmio Flamboyant (Salão de Goiás, 2006), Prêmio “Mostras de Artistas no Exterior” (Bienal de São Paulo / MINC, 2010) e o Prêmio Jabuti por ilustração para livro infantil (2010). Possui obras em instituições como o MAMAM (Recife PE), MAC Paraná (Curitiba PR) e MAC Goiás (Goiânia GO). O artista vem realizando exposições em importantes instituições e galerias como a Fundaj (Recife PE), MAMAM (Recife PE), Paço das Artes (São Paulo SP), Instituto Tomie Ohtake (São Paulo SP), MAC Paraná (Curi􀆟ba PR), Memorial da América Latina (São Paulo SP), MAC Sorocaba (Sorocaba SP), MAC Goiás (Goiânia GO), Familie Montez Kunstverein (Frankfurt, Alemanha), Galeria Dumaresq (Recife PE), Galeria Nara Roesler (São Paulo SP), Galeria Dengler Und Dengler (Stuttgart, Alemanha) e Galeria D’Est et D’Ouest (Paris, França).

Como professor, Veiga vem realizando cursos e oficinas no Instituto Tomie Ohtake em São Paulo, no Atelier Livre da Prefeitura de Porto Alegre, no Festival de Inverno da Universidade do Paraná, no SESC Pernambuco, entre outros.

Mais sobre o artista navegando pelo site.







︎︎︎  Bravo! - Ateliê do artista

Manoel Veiga estudou Engenharia Eletrônica na Universidade Federal de Pernambuco onde foi bolsista do Depto. de Física. Essa experiência permanece em sua produção artística na apropriação de fenômenos da natureza (como a difusão e a gravidade) observada em sua pintura e nas intervenções que realiza em obras de Caravaggio, para refletir sobre "a representação do espaço natural na pintura". O artista recebeu a Bravo! em seu ateliê (novembro de 2018) para falar de suas pinturas e das séries Hubble e Matéria escura.
Direção de Henk Nieman. Duração de 5 minutos.
















cargo.site
São Paulo, Brasil