ESPECTROS
Na série Espectros, o artista realiza uma intervenção pictórica sobre obras da série Matéria escura, que por sua vez são impressões em tela cujo ponto de partida são imagens de pinturas de Caravaggio que passam por manipulação digital onde as cores são eliminadas e tudo é apagado, exceto tecidos diversos, através de um processo manual, utilizando um programa de edição de imagens. Desta forma, Veiga literalmente funde sua obra pictórica com a série fotográfica Matéria escura, onde a tinta acrílica se torna mais um elemento de ligação entre o panejamento remanescente da obra original de Caravaggio e o espaço escuro e indefinido do fundo. Além disso, a intervenção de pintura também cria outras relações e tensões entre partes desse panejamento. O caráter fluido, embora controlado, da pintura do artista, manifesta visualmente a liberação de energia provocada pelo deslocamento da tinta por difusão, esta causada pela segunda lei da termodinâmica e medida pela variação de entropia do sistema. Dessa forma cria-se uma relação espectral entre a pintura de Veiga e a pintura de representação dos tecidos nas telas de Caravaggio.
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Canal Arte 1 - Primeira vez
Manoel Veiga fala ao canal Arte 1 sobre a influência que recebeu de Caravaggio, mestre italiano do séc XVI, que o levou a realizar a série "Matéria escura" (impressões jato de tinta sobre canvas, montadas em chassis). Programa exibido em junho de 2017.
Direção Gisele Kato. Duração de 5 minutos.
Manoel Veiga fala ao canal Arte 1 sobre a influência que recebeu de Caravaggio, mestre italiano do séc XVI, que o levou a realizar a série "Matéria escura" (impressões jato de tinta sobre canvas, montadas em chassis). Programa exibido em junho de 2017.
Direção Gisele Kato. Duração de 5 minutos.