PINTURAS - ANOS 2000 a 2012

As pinturas evidenciam os desenvolvimentos de sua linguagem e processo onde fenômenos da natureza (difusão, gravidade, capilaridade, etc) são utilizados como ferramentas de construção, num procedimento técnico bem estruturado mas que contém em seu bojo uma certa medida de acaso. Há pouco uso do pincel, o direcionamento do fluxo de tinta é feito de forma indireta. A fixação desses movimentos sobre a tela gera a imagem de um novo espaço, facilmente associado ao natural uma vez que os procedimentos desenvolvidos pelo artista incluem os mesmos fenômenos usados pela natureza para a construção da paisagem, dos tecidos celulares, corais, dispersão dos gases estelares, etc. Não há aqui a tradicional metáfora para o mundo natural mas um curto-circuito de significados. Através desses fluxos reais de cor temos uma experiência indissociável de espaço e tempo, construída automaticamente pela percepção, e podemos questionar a natureza da representação na arte.






︎︎︎  Documentário SESC TV

Este episódio do programa "Artes Visuais", do Sesc TV, visita o ateliê-casa do artista plástico pernambucano Manoel Veiga em São Paulo e suas incursões pelo universo da pintura abstrata.
Esta exibição foi cedida gentilmente pelo SESC. Produção da Documenta Video Brasil. Direção de Cacá Vicalvi. Legendas em inglês por Gabriel Bogossian. Duração de 23 minutos. Programa exibido em 2011.








 
 



 Index 



cargo.site
São Paulo, Brasil